Sobre o blog

Este é um blog / homenagem a Paulinho Albuquerque.

Algumas explicações necessárias: Palbuca era um endereço de e-mail que virou apelido. Comendador Albuquerque era o seu alter-ego na secretária eletrônica (ouçam a mensagem do mordomo Antunes) e Paulinho Albuquerque era o produtor, diretor, iluminador, agitador, enfim, um cara que esteve por trás de muita coisa boa na música brasileira:  shows e discos com  Djavan, Ivan Lins, João Bosco, Aldir Blanc, Guinga,   Nei Lopes, Leny Andrade, Leila Pinheiro, Hamilton de Holanda, Rosa Passos,  o  Free Jazz Festival e até o Casseta & Planeta… (vejam a lista completa no menu, em “shows” e “discos”). Paulinho Albuquerque morreu em 26 de junho de 2006, nove dias depois do Bussunda.

A foto oficial do blog foi feita pelo fotógrafo Bruno Veiga e, como ele diz, é emblemática:  tem aquela careta que o Paulinho gostava muito de fazer, e tem o radinho de pilha, aquele antigo aparelho que transmitia música e os jogos do seu querido Botafogo.

A fita da secretária eletrônica com o Paulinho fazendo a voz do “mordomo Antunes” foi recuperada por seu filho, Pedro Albuquerque, e remasterizada por Gilson Peranzzetta.

O visual da “fachada” do blog foi uma contribuição do Ricardo Leite (Crama Design Estratégico).

A AMAPALPUCA (Associação dos Amigos de Paulinho Albuquerque) tem muitos e muitos membros. Entre eles estão: Alceu Maia, Aldir Blanc, André Barcinski, Andrea Ernest Dias, Bruno Veiga, Bororó, Carlos Calado, Carlos Malta, Carlos Martins, Claudio Jorge, Casseta & Planeta, Daniel Garcia, Djavan, Dirceu Leite, Denilson Campos, Elton Medeiros, Fátima Guedes, Federica Lanz Boccardo, Gabriel Martins, Gilson Peranzzetta, Guinga, Gallotti, Hamilton de Holanda, Heloisa Tapajós, Hugo Sukman, Itamar Assiere, Ivan Lins, Ivone Kassu, Jefferson Mello, João Bosco, João Luiz Albuquerque, João Mário Linhares, João de Aquino, Jorge Helder, Lan, Leonardo Amuedo, Leila Pinheiro, Leandro Braga, Leny Andrade, Lenine, Marcelinho Moreira, Manfredo Barreto, Marcos Ariel, Mello Menezes, Monique Gardenberg, Moacyr Luz, Mu Chebabi, Nei Lopes, Paulo Renato Albuquerque, Pedro Albuquerque, Regina Werneck, Ricardo Leite, Ricardo Silveira, Rildo Hora, Rodrigo Lopes, Roberto Carvalho,  Rodrigo Duarte, Rogério Emerson, Ruy Quaresma, Sandra Canetti, Sizão Machado, Sônia Ferreira, Sueli Costa, Teo Lima, Trio Calafrio (Barbeirinho do Jacarezinho, Marcos Diniz e Luiz Grande), Vitor Martins, Vivi Fernandes de Lima, Zé Carlos Bigorna, Zé Luis Joels, Zé Nogueira, Zé Renato, Zero e  Zuza Homem de Mello.

O apoio técnico do blog é de Vinicius Tamer e eu, Reinaldo, me ofereci voluntariamente e voluntariosamente para tentar organizar essa parada.

9 respostas em “Sobre o blog

  1. Nossa!!!Não sabia desse blog. Que saudades do Paulo… Fomos amigos de uma vida, moramos na mesma rua, Sá Ferreira. Tive muitas passagens engraçadas com ele. Uma vez, minha filha Érika, ainda com 12 anos , estudante do Colégio São Paulo, precisava levar alguém conhecido para uma gincana. Liguei pra ele correndo e ele mandou o Bussunda representando o Casseta, foi um delírio pra criançada. Tantas outras histórias hilárias… Como quando uma vez, tinha acabado de deixar as minhas filhas no Colégio SP e encontrei com ele indo em direção à praia com a perna enfaixada (tinha operado varizes). Me segurou com ele durante horas sentados em um banco da Vieira Souto porque precisava caminhar (!) e pegar sol. Fora as vezes que chegava na janela do ap da Sá Ferreira e abaixava as calças para as meninas que estavam na casa da Leila verem.Muitas risadas…
    Que falta faz o seu humor, meu amigo, que saudades de você.
    Ana Amélia

  2. na ocasião da morte do bussunda morava em juiz de fora mas, por acaso, eu estava no rio e soube da notícia pela TV. sem coragem para ir ao velório ver o cara em um caixão no mesmo lugar que meu pai foi velado (no ginásio do clube), liguei para o paulinho e perguntei se ele não iria. ele disse que estava sem coragem de ir sozinho (eu tb. estava) e me agradeceu. peguei paulinho em casa e ele me apresentou o filhinho de apenas 1 ano. eu nem sabia que ele tinha um filho pequeno! ele contou que queria um neto mas como o pedro (filho) não providenciara ele mesmo resolveu o assunto. paulinho estava arrumado fazia um tempo para o velório do amigo bussunda mas não conseguia sair de casa pelas próprias pernas. ele era um contador de causo, entretanto nunca vi o paulinho tão falante. nesta manhã falou freneticamente do horto até a gávea.

    nove dias depois, desta vez em juiz de fora, tomei conhecimento da morte do paulinho pelo jornal. foi uma baque! inacreditável! não fui ao velório pq já tinha acontecido. dias antes eu havia me despedido dele.

    duas pancadas em um intervalo de poucos dias.

    reinaldo, adorei esse desenho que vc fez dele. parabéns tb pela iniciativa do blog. sensa!
    leila maia

  3. sugestão: reinaldo que tal um novo desenho do paulinho de camisa de malha básica e com o óculos pendurado no pescoço pela fatídica cordinha? é a imagem que tenho dele.

  4. Sugestão ao Blog.

    Olá
    Pesquisando sobre Ivan Lins no site Memória Musical me deparei com um programa de show do disco Depois dos Temporais (1983) produzido pelo Comendador, há inclusive uma foto deles em uma mesa com Alberto Treiger. Fica aí a sugestão para vocês entrarem em contato com projeto e verem se é possível que eles emprestem o material para o blog (que aliás é bacana)
    Abraços,
    Marcelo
    P. S É só pesquisar pelo intérprete e por esse disco específico
    http://www.memoriamusical.com.br

  5. Sempre recebo os informes do Blog via e-mail , quase nunca tenho tempo de ver .
    Hoje , Domingão de Páscoa ,li e curti de cabo a rabo (epa !) e adorei !
    Mais que uma homenagem ao Paulinho , esse incrível personagem da nossa cultura , principalmente a musical , esse espaço é um tributo, eu diria um memorial , à MPB e a arte musical brasileira em geral ! É um importante registro de muitos fatos , que sem a existência do Blog , cairiam no esquecimento ! Só tenho que agradecer , pelos deliciosos momentos que pude desfrutar , conhecendo as histórias que cercaram a trajetória existencial desse importante personagem e produtor musical brasileiro !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s