Uma canção chamada Mobral

Mu Chebabi

mu_chebabi_gdeEu comecei a fazer uma música em casa, com melodia e harmonia um pouco mais sofisticadas do que as outras que tínhamos no repertório para o primeiro disco do Casseta & Planeta. Eu tinha marcado com Hubert e Reinaldo de ir a redação do Planeta Diário pra gente fazer mais uma canção. Não sei ao certo se Hubert e Reinaldo já tinham começado a escrever a letra ou não. O certo é que nunca na história desse Planeta se fez uma canção de amor com metáforas e imagens tão safadas e românticas (se alguém fez, que se defenda!).

Saí de lá orgulhoso com a canção, que levou o título de Mobral. Mas quando o Nico Rezende chegou com o arranjo no estúdio Nas Nuvens, eu fiquei chapado. Pra quem não sabe, Nico é um músico completo. Além de compor canções maravilhosas, que estão aí até agora, sendo regravadas, atravessando o tempo com um corpinho de 18 aninhos, ele já era um arranjador cuidadoso e cheio de experiência.

O maior legado que o Comendador deixou pra mim foram os amigos. Fossem só grandes amigos, já seria ótimo, mas além disso ele me apresentou a grandes músicos. Toda a escolha dos arranjadores e músicos do LP Preto Com Um Buraco no Meio foi primorosa e garantiu o ótimo resultado desse disco.

Um dia uma cigana, lendo as cartas pra mim, disse que um dia apareceria um cara mais velho e que me ajudaria muito. Que seria um marco. Deve ter sido o Comendador. Se não era dele que a cigana falava, não será mais ninguém, até por que agora tá difícil encontrar alguém mais velho que eu e a cigana não vai devolver meu dinheiro.

………………………………………………………………………………………………………………………..

cd preto cbnmE vocês vão ouvir agora Mobral, composição de Mu Chebabi, Hubert e Reinaldo. Gravada em 1988 no LP Preto Com um Buraco no Meio, produzido por Paulinho Albuquerque. O arranjo é de Nico Rezende, que também pilotou os teclados. No baixo, Arthur Maia. Quem canta é Mu Chebabi e o recitativo na introdução é do Hubert. (Para quem chegou agora, é bom lembrar que Mobral – Movimento Brasileiro de Alfabetização – era um programa de alfabetização para adultos que existiu nos anos 60/70).  Som na caixa…

Deixe um comentário

