Colocando a voz

Cláudio Jorge

Uma história clássica do Paulinho aconteceu quando ele foi comandar uma sessão de gravação em que uma cantora faria uma participação especial no disco de um artista que ele estava produzindo. Por razões óbvias não citarei os nomes dos personagens.

Colocar voz é aquilo, né? Tem dia que nada acontece, uns cantam bem de manhã ou de noite, outros não cantam bem em horário nenhum. Há cantores que se sentem melhor no escuro ou querendo no estúdio apenas a presença do técnico e do produtor. Uns cantam descalços e já teve cantora que cantou até nua.

Disco de sambista já é um caso à parte. Aquele monte de amigos reunidos para dar um axé, cerveja, salaminho e por aí vai. Me lembro do dia em que o Trio Calafrio foi colocar voz e o Paulinho por telefone me pegou ainda em casa…

– Cláudio, o Luiz Grande tá precisando de um “quente” pra esquentar a voz. Tá difícil pra ele agora de manhã.

– Deixa comigo. Vou comprar um conhaque no posto de gasolina no caminho da José Veríssimo.

Cheguei lá com o “cunha”, o Luiz deu logo um tapa e seguimos a gravação. A coisa demorou um pouco a fluir, o Barbeirinho e o Marquinhos  Diniz cantaram primeiro e o Luiz Grande foi esquentando a voz, bem relax e ficando para o final.  Não deu outra. Quando chegou a vez dele a garrafa tava vazia e ele arrasou cantando logo de prima. Se tivesse que ficar repetindo como alguns ia ser aquele problema.

Mas voltando à participação especial da cantora, esse era um dia daqueles em que as coisas não funcionam de jeito nenhum. Ela cantava, parava, tomava água, café, gargarejava, desafinava, tudo acontecia e nada rolava.  Paulinho educadamente sugeriu que marcassem um outro dia, talvez num outro horário mas a cantora resolveu insistir.

Chegou num ponto, quando já estava rolando o maior stress, que ela perguntou: Paulinho, você acha que eu devo emitir minha voz da testa, do meio do rosto ou aqui da garganta?

Com essa bola quicando, o Paulinho bateu de pronto.

– Querida, você pode emitir a sua voz até pela buceta, contanto que ela chegue aqui legal.

Anúncios

Uma resposta em “Colocando a voz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s