Lembranças de um brother (4)

Paulo Renato

O lateral direito Paulo Roberto, também conhecido como "Paulo Vedete".

Ainda lembrando do time de pelada Miramar Bola e Bagaço… A “concentração” era num bar chamado Abadia, na esquina da Rua Souza Lima com Avenida Copacabana. Era ponto obrigatório depois da praia. A turma ia lá em casa, pegava os instrumentos e tocava no bar, em volta de umas cervejas.

O som que tiravam era dos melhores, mão dura não entrava na roda, ficava só assistindo. Tinha todo tipo de instrumento de percussão que se podia imaginar naquela época. Paulo era dos melhores instrumentistas, sempre com ritmo e criando passadas e viradas, como os melhores mestres de bateria. O cara podia ser seu amigo, mas se tocasse mal ou se saísse do ritmo ele expulsava da roda. Era exigente. Já era produtor…

Era durão até em roda de samba, mas também era um cara humano pra cacete. Quando em 1966 uma tempestade varreu o Rio, ele idealizou uma barricada em plena Avenida Copacabana, cobrando pedágio. Para ajudar os amigos que tínhamos na Favela do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo.

Agora o capítulo dos apelidos…Paulinho era o que dava apelido a todos, todos… Para mim sobrou o Cu de Pato, pois andava empinado para a frente. Para um rapaz que tinha o pescoço pequeno, era baixinho e feio pra cacete, o apelido era Sapiu, mistura de sapo com puta que o pariu. O português do bar era o Bigode. E tinha também o Alain Delon, já lembrado aqui. Para um amigo que tocava muito bem violão mas tinha um peito pra frente lá veio o Peitombo, peito de pombo.  Um rapaz que não tinha coordenação motora, mesmo sendo muito amigo dele, levou o apelido de Rei do Mambo. Para o namorado italiano de Tia Rachel saiu o Mictório. Dava apelido até para as comidas de mamãe. Uma torta que ela fez com o maior carinho foi denominada Entope Gato…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s